RevisadoSem signo

Cuidado com quem te lidera

Quando existem líderes que passam uma imagem de autoritarismo, é uma tendência muito maior que a gente não se deixe levar por esse tipo de postura. Afinal de contas, a gente não gosta de pessoas que queiram comandar nós e passar por cima de nossas vontades e querer de verdade. Então é sempre bom a gente ter consideração a esse tipo de imagem e também começar a identificar diversos tipos de postura que podem acabar nos levando a cometer determinadas ações que acabamos não percebendo.

Diversas vezes a gente acaba se deixando levar e procurando, sim, por um líder, porque há momentos na vida em que a gente não sabe muito bem o que fazer. Às vezes achamos que perdemos a nossa confiança de que estamos fazendo a coisa certa e é mais fácil olhar para o outro lado e perceber que alguém pode ter convicção daquilo que está fazendo. Eu acho que não tem problema nisso, desde que a gente não perca a nossa identidade e também que a gente não perca a nossa autoconfiança definitivamente.

Mas o que eu venho trazer aqui para você é justamente sobre essa forma de achar que pessoas com discurso mais tranquilo e sereno podem trazer uma confiança maior. A partir desse discurso tranquilo e sereno, acabamos sendo muito mais compreensivos sobre coisas que essa pessoa poderia fazer em relação ao coletivo ou então acabamos compreendendo mais sobre a falta de postura que essa mesma pessoa pode acabar tendo.

E é bom a gente observar esses dois extremos, porque tanto autoritarismo pode acabar sendo extremamente ruim quanto um discurso que é consideravelmente demagógico que não nos leva a lugar nenhum, a não ser ficar nos enrolando sobre alguma coisa que já deveria ter acontecido e não aconteceu. São essas posturas que passam a falsa sensação de tranquilidade que acabamos percebendo que alguma coisa pode estar por baixo do pano, e isso pode faltar muito com a sinceridade que nós achamos que encontraríamos nesse tipo de comportamento.

É importante considerar isso e saber até onde podem estar nos manipulando e fazendo com quem nós não queiramos enxergar determinadas verdades, porque achamos que aquela pessoa está do nosso lado só porque ela fala manso. Abra os olhos. A gente tem que saber ser imparcial e não ficar buscando uma figura ideal, porque é justamente aí que mora os maiores enganos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar