RevisadoSem signo

Você sabe o que é indulgência?

Você já ouviu falar sobre o que é e o que significa ser indulgente? A indulgência é uma palavra que anda muito em falta no nosso vocabulário, e não é tão complicada assim de ser entendida. Por mais que ela pareça uma palavra um tanto difícil de ser falada, o seu significado é bastante simples. A indulgência significa observar mais o erro do outro e não apontar o dedo para chamar a atenção de outras pessoas sobre isso. Eu tenho certeza que você vai querer contra-argumentar e falar que isso é extremamente ridículo, já que nós aprendemos falando com outras guruzinhas e guruzinhos sobre erros cometidos de alguns. Só que a forma como nós fazemos isso e como nós acabamos criticando é aquilo que nos leva a pecar de fato. Não seremos julgados no inferno porque acabamos cometendo esse erro ou então seremos considerados os piores seres humanos por criticar a outra pessoa.

Se eu cheguei até aqui neste texto é porque eu mesmo já experimentei estar nessa posição e sei o quanto acaba sendo injusto e errado cometer a falta de indulgência. A gente tem muito vício de apontar o que a outra pessoa está fazendo de errado e acaba não enxergando o que nós fazemos no cotidiano. Estamos nos importando cada vez mais com a caminhada da outra pessoa, e isso não é errado, porque auxiliar de coração aberto é extremamente amoroso, porém quando o nosso objetivo e a nossa intenção são voltados apenas para a crítica, é aí que mora o perigo. Você pode vir falar sobre a tal crítica construtiva, sobre como é necessária no dia a dia. Mas eu não estou falando sobre ela, que vem para auxiliar a pessoa que está errado do seu lado; estou falando justamente da crítica destrutiva.

Temos essa mania de ficar chamando a atenção de outras pessoas sobre os erros de uma pessoa em específico. Em vez de perder tempo fazendo isso, por que não chegamos nessa tal pessoa que está cometendo um erro e a auxiliamos? Por que temos que necessariamente falar mal e julgar com mais energia negativa para a outra pessoa que de repente está apenas tentando acertar da forma como ela acha melhor? Será que não conseguimos enxergar que a vida dá voltas e que de repente seremos nós naquela posição em outro dia? Temos que colocar a mão na consciência e lembrar que todos aqui estamos neste planeta para evoluir e entender os nossos erros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar